A Agência Antidoping dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira que o ciclista norte-americano Tyler Hamilton, campeão olímpico na prova contra o relógio nos Jogos de Atenas-2004, entregou a sua medalha de ouro depois de ter confessado que se dopou.
"Eu confirmo que Tyler Hamilton deu a sua medalha de ouro olímpica de 2004 para a Usada [sigla em inglês da Agência Antidoping dos Estados Unidos]", disse o chefe-executivo da agência, Travis Tygart, em um comunicado.
O Comitê Olímpico Internacional tinha se manifestado, mais cedo nesta sexta-feira, que estava estudando o caso: "O COI tomou conhecimento da confissão e estuda as possíveis implicações que poderá ter em relação aos Jogos".
Hamilton tinha sido acusado de burlar o exame nos Jogos, pois a amostra apresentou traços de sangue de uma outra pessoa. Como a amostra B do atleta foi congelada e não pôde ser analisada, o doping foi desconsiderado.
Em uma entrevista para um programa de teve que vai ao ar no domingo, Hamilton admitiu uso de drogas para melhorar o seu desempenho, mas falou que não estava sozinho. Ele falou que viu Lance Armstrong, seu antigo companheiro de equipe, também usou de doping.
Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, sempre negou a utilização das substancias proibidas.
Seu advogado Mark Fabiani disse na quinta-feira que as acusações de Hamilton contra Armstrong são falsas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário